domingo, 2 de novembro de 2008

UMM regressaram a Portalegre - Jornal "Expresso"

Comemorando a vitória de há 20 anos, os jipes nacionais voltam a correr nesta edição da prova, numa categoria especial.
Rui Cardoso

Sábado, 1 de Nov de 2008

www.clix.expresso.pt

Fabricado entre 1978 e 1994, o UMM marcou e, de alguma forma, ainda marca o panorama do todo-o-terreno português. Foi a bordo deste carro forte e feio que grandes nomes do desporto automóvel se afirmaram, de Carlos e Rui Sousa, a Francisco Esperto, Francisco Sande e Castro ou João Vassalo, para só citar alguns. Estes jipes fabricados em Portugal chegaram a marcar presença do Dakar, conduzidos por José Megre, Pedro Cortez, Diogo Amado, Pedro Vilas Boas e outros. E podem orgulhar-se de terem chegado sempre ao fim na mais mítica das provas de TT.
A perda da homologação da FIA, em 1997, afastou-os da competição. Nesse mesmo ano, na última prova oficial em que participaram, as 24 Horas TT de Soure, os últimos UMM presentes ostentavam nos retrovisores um autocolante com o logótipo da marca: "UMM, Adeus!". Depois disso, apenas rodaram episodicamente em categorias especiais, nomeadamente nas 24 Horas TT de Fronteira, onde o factor resistência é importante.Ei-los que regressam a Portalegre, comemorando a primeira vitória de um UMM nesta prova, em 1988. E é o mesmo piloto que venceu há 20 anos, Carlos Barbosa/Tucha, quem abre a lista dos inscritos nesta categoria, ao volante do mesmo carro, totalmente reconstruído para o efeito. Seguem-se outros UMM guiados por veteranos do TT, como Rui Casimiro e, ainda, por Ricardo Porém ou João Cândido. O autor desta prosa também lá estará, a bordo do carro do seu homónimo Casimiro e contará, em crónica, as peripécias de mais uma corrida vista por dentro.