Escondido durante muito tempo e voltado ao esquecimento, acabou por ter a sorte de ser adquirido pelo Presidente do Clube UMM - Miguel Gomes. Baptizado com o nome GIL, trata-se de UMM A4.
Este protótipo ficou na "gaveta" para tristeza de quem acarinhou este projecto e assistou ao seu nascimento. Segundo informações em "off" não foi só a falta de apoio do estado, mas a falta de viabilidade económica da continuação para produção viaturas todo terreno, levaram a UMM a acabar com este departamento. A empresa ainda existe e continua a laborar em outro sector de actividade. Não devemos criticar a administração da UMM, pois as empresas vivem / sobrevivem em função da sua rentabilidade economica e não com o coração.
A teu ao nascimento do Gil, vários estudos foram efectuados em diversas carroçarias.
UMM A4 é a designação do último protótipo da marca UMM. Decorria o ano de 1991 quando começou a ser desenvolvido o projecto do novo UMM. Grande parte do desenvolvimento foi efectuada por uma Faculdade de Engenharia em Inglaterra. Em Portugal, mais propriamente no departamento da ADAI da Faculdade de Engenharia de Coimbra, foi efectuada uma maqueta à escala para fazer testes em túnel de vento e assim melhorar a aerodinâmica do veículo.
O grande avanço foi ao nível da suspensão, possuía molas helicoidais nos dois eixos, mas manteve os eixos rígidos. A barra estabilizadora também foi melhorada. Em vez da chapa de 3 mm passou a ser construído em chapa laminada e em substituição dos painéis quinados passou para painéis estampado. Foi incluído ar condicionado, vidros eléctricos, fecho centralizado, bancos eléctricos e equipamento de som.
Apesar de parecer promissor o projecto foi abandonado em 1994, ao que parece foram apenas produzidos 3 protótipos.
O grande avanço foi ao nível da suspensão, possuía molas helicoidais nos dois eixos, mas manteve os eixos rígidos. A barra estabilizadora também foi melhorada. Em vez da chapa de 3 mm passou a ser construído em chapa laminada e em substituição dos painéis quinados passou para painéis estampado. Foi incluído ar condicionado, vidros eléctricos, fecho centralizado, bancos eléctricos e equipamento de som.
Apesar de parecer promissor o projecto foi abandonado em 1994, ao que parece foram apenas produzidos 3 protótipos.
Esta foi a maquete do A4 (gil) foi a que serviu para o desenvolvimento aerodinamico, pertence à historia da Adai (http://www.adai.pt/).
(CONTINUA)