sábado, 31 de outubro de 2009

Gémeos Almeida em Portalegre 20 anos depois do sucesso







DN - DESPORTO, por TIAGO SILVA PIRES29 Outubro 2009

Carlos e Rogério Almeida venceram a Baja Portalegre em 1989. Volvidas duas décadas, tripulam o mesmo 'UMM Alter Turbo' então patrocinado pelo 'DN'.

Trata-se mais de uma "reconciliação" entre irmãos do que propriamente de um reencontro entre duas pessoas da mesma família. Há 20 anos, em 1989, os gémeos Carlos, ao volante, e Rogério Almeida, este último no papel de navegador, conquistaram o triunfo na Baja Portalegre, prova pontuável para o campeonato nacional de todo-o-terreno, aos comandos de um UMM Alter Turbo patrocinado pelo Diário de Notícias.

Duas décadas passadas, Carlos e Rogério Almeida, actualmente com 52 anos, vão voltar a participar na mesma competição (Baja BP Ultimate Portalegre 500), ao volante do mesmo veículo que tripularam em 1989 e com o mesmo patrocínio: o do Diário de Notícias.

Os gémeos Almeida não formam dupla num evento do todo-o-terreno desde 1997, há já 12 anos, quando, por muito estranho que possa parecer, Rogério foi atropelado pelo irmão Carlos.

"Não corremos juntos, em equipa, já desde 1997. Foi nesse ano que fui atropelado pelo meu irmão Carlos. Estávamos a participar no Troféu Nissan Terrano. Eu era o co--piloto do Carlos nessa prova, quando, a dada altura, saí do carro para lhe indicar o caminho. Estava a chover, fui a pé, procurar o melhor caminho de passagem, ele avançou na minha direcção e acabou por me atropelar. Ele quis travar e não conseguiu e eu quis fugir e não consegui. A lama de Portalegre parece cola e o acidente foi inevitável. Fui transportado de helicóptero para o hospital e fiquei com o braço torto. Foi um acidente que teve consequências drásticas para o meu irmão, que até agora nunca mais conduziu ao meu lado. Mas os anos passam e, com o tempo, o Carlos acabou por superar o que aconteceu em 1997", contou Rogério Almeida ao DN. "Vinte anos depois, tentaremos fazer a 'reconciliação' na Baja de Portalegre", disse em seguida Rogério Almeida.

Segundo confessou Rogério Almeida ao DN, os gémeos vão marcar presença no evento que principia hoje e termina no sábado pelo "prazer" de competir. "Vamos a Portalegre pelo prazer absoluto de comemorarmos os vinte anos da nossa vitória. Carlos Barbosa [Tucha], piloto-preparador, está a preparar- -nos o carro há, sensivelmente, um mês", afirmou ainda Rogério Almeida, que será, novamente, o co-piloto do irmão, Carlos Almeida, na edição de 2009 da Baja BP Ultimate Portalegre 500, uma das mais importantes provas de todo-o-terreno a nível nacional.

Rogério Almeida sagrou-se campeão nacional de todo-o-terreno (T3) em 1994, então com Nuno Rodrigues da Silva como navega- dor. Rogério Almeida ganhou, também, o Troféu UMM Alter Turbo, com João Almeida como co-piloto (1991). A partir de hoje os gémeos Almeida vão iniciar a "reconciliação".